BLOG

FORMICA® +

Dicas de cores na decoração: transforme cada pedacinho da sua casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on skype
Share on telegram
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Reflita seu estilo e usufrua das melhores sensações usando cores. Ter paredes e móveis coloridos é uma maneira rápida e prática de transformar um ambiente. Veja como!

A pandemia nos fez ficar mais tempo em casa e, assim, começar a analisar cada cantinho do nosso lar doce lar, não é mesmo? Com o tempo, vem aquela vontade de mudar, dar um up nos ambientes, repaginar o decór. E fazer isso pode ser mais simples do que você imagina! Neste post trazemos algumas dicas de como usar cores na decoração, deixando o ambiente com a sua cara.

Vamos com calma!

Antes de sair pintando a casa, trocando os revestimentos e comprando móveis coloridos, é importante conhecer um pouco mais sobre as cores. Planejar a transformação é essencial. Isso vale tanto para quem busca tornar um ambiente harmonioso e acolhedor, quanto para quem quer surpreender usando mix de cores e estampas.

Essas duas opções exigem que sejam seguidos alguns critérios. O primeiro passo é pesquisar sobre a roda das cores, ou círculo cromático, para entender um pouco sobre cores primárias, secundárias e terciárias; e saber quais são as cores frias e quentes. Também é importante analisar a luminosidade do ambiente que será transformado. A quantidade de claridade absorvida por cada tom de cor interfere na sensação de espaço – podemos alongar, estreitar, alargar e encurtar os ambientes. E é sempre bom, claro, pedir aos profissionais da área algumas dicas de cores para decoração.

As cores e as sensações

Usar cores é uma das maneiras mais rápidas e práticas de fazer com que um ambiente reflita a sua personalidade e estilo. Além do aspecto visual, elas influenciam no nosso estado emocional de diferentes maneiras e podem gerar sensações como conforto, produtividade e calma. Por isso, pense no que você deseja sentir em cada ambiente. Nada é proibido! O importante é saber o que você quer expressar e que sensação quer usufruir.

Para ajudar você nessa tarefa, veja o que representam algumas das cores mais usadas em decoração:

  • Vermelho: simboliza paixão, sensualidade, força e liderança; é a cor do entusiasmo e dos impulsos; associada ao fogo, vitalidade e riqueza; também está relacionada ao perigo, podendo gerar emoções explosivas.
  • Laranja: símbolo de coragem, gentileza, entusiasmo e otimismo; aumenta a confiança e favorece o entendimento social; é associada ao calor, alegria, juventude e equilíbrio de emoções.
  • Amarelo: transmite luz, energia e calor; motiva a alegria, otimismo, prosperidade e felicidade; é símbolo da criatividade, juventude e diversão; convida ao trabalho, leitura, escrita e criação em geral.
  • Verde: simboliza a esperança, fertilidade, saúde e fartura; funciona como sedativo, ajudando no combate à insônia e na redução da fadiga.
  • Azul: transmite bondade, serenidade e paciência; é a cor dos sonhos e da imaginação; associada à sinceridade, tranquilidade e ternura; expressa conhecimento, segurança, paz de espírito, frescor, higiene e limpeza.
  • Roxo: relacionada à intuição e à purificação da mente e corpo; reduz ansiedade e medo; desperta o poder da criatividade; pode gerar melancolia.
  • Marrom: representa disciplina, constância, sobriedade, maturidade e responsabilidade; transmite sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade.
  • Rosa: relacionada à feminilidade e afeição; cor doce, romântica e fraterna; transmite beleza e compaixão; favorece empatia e companheirismo; demonstra afeto e ajuda a relaxar; tem efeito positivo e de motivação.
  • Branco: cor da pureza, paz e fé; expressa sinceridade; representa inocência e espiritualidade.
  • Preto: desperta sensação de mistério; expressa qualidade de sobriedade, sofisticação e elegância; também é associada à dor, tristeza e melancolia.
  • Cinza: transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição; dá ênfase aos valores intelectuais e espirituais; traduz elegância e respeito; mas também pode gerar sensação de velhice, tédio e tristeza.

Dicas de cores na decoração

Agora que você já sabe mais sobre as cores, vamos lhe dar dicas de cores na decoração. A combinação correta das cores é a chave para montar uma decoração única e repleta de estilo. Quando as cores de um ambiente estão em harmonia, nos sentimos bem nele, tanto para relaxar, quanto para trabalhar.

Quarto: nosso universo particular

Depois de um dia corrido, o que a maioria de nós quer é relaxar em um ambiente que transmita calma e sossego. Se você é uma dessas pessoas, as cores frias são as ideais para seu quarto. Uma cabeceira azul, por exemplo, traz um aspecto tranquilo ao ambiente. Outra opção é manter o quarto em um tom neutro e ter como ponto de destaque um armário com portas azul marinho, lilás ou verde claro. Essa é uma ótima maneira de trazer vida e manter a sofisticação. Agora, se o seu negócio é ter um ambiente com uma atmosfera mais dark, nada impede de investir em um móvel preto, e tapetes e luminárias que reflitam o seu estilo.

Cozinha: lugar de reunião e aconchego

Que encontro de amigos e família não acaba na cozinha, né? Por ser um lugar afetivo, alegre e de comunicação, as cores mais indicadas para usar na cozinha são o laranja e amarelo. Você pode usá-los tanto nos móveis, como nas paredes e até no teto, pois ajudam a alargar o ambiente. O laranja ainda estimula o entusiasmo, sendo a escolha certa para aumentar o apetite e amenizar o cansaço.

Agora, se você busca gerar uma sensação mais de tranquilidade, harmonia, serenidade e bem-estar, opte por tons azuis, que harmonizam muito bem com o inox dos eletrodomésticos.

Banheiro: elegância e modernidade

Não tem como errar apostando no branco e no cinza. Essas cores remetem à elegância, conforto e tranquilidade. Outra opção é investir em contrastes com o uso de cores não convencionais, como o salmão.

Ambientes externos: hora de relaxar

Investir nas cores para ambientes externos também é uma ótima pedida, pra deixá-los com mais vida e luz. Tons de verde combinam com o estilo rústico, por exemplo, e trazem sensação de segurança, paz, equilíbrio, boas energias e muito conforto.

Gostou dessas dicas de cores na decoração? Quer saber mais como transformar os ambientes com o uso de cores? A FORMICA® pode ajudar você a trazer cores para todos os seus ambientes. Clique aqui e conheça nossos produtos, como revestimento coloridos para paredes, pisos e móveis.

Quer ficar por dentro das novidades?
Então cadastre-se e não perca mais nenhum conteúdo sobre os mercados da movelaria e construção civil – receba tudo de maneira fácil em seu e-mail.
Acompanhe nossas redes sociais!
FORMICA® Todos os direitos reservados • 2019
Bee Creative
X