BLOG

Inspire-se e surpreenda-se com FORMICA®

Dicas para escolher o revestimento ideal para a sua casa

Compartilhe esse post em suas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

O revestimento é um elemento importante na hora de construir e reformar. Ele entra em cena para garantir funcionalidade, conforto e bem-estar ao lar. Se você está em dúvida sobre qual é o revestimento ideal, siga as nossas dicas!

Neste tempo de distanciamento social, o olhar se voltou para dentro de nossas casas. Passar mais tempo nelas gerou novos anseios e deu novos significados aos espaços e ambientes. Com isso, muitas pessoas decidiram buscar lares maiores, ou reformar. Se você é uma dessas pessoas, leia até o final. Nós vamos ajudar você a escolher o revestimento ideal para a sua casa.

As diversas opções de revestimento disponíveis no mercado tornam essa escolha um dos grandes desafios na hora de construir ou reformar seu imóvel. São materiais que influenciam diretamente na limpeza e manutenção.

Os primeiros passos na escolha do revestimento ideal para a sua casa

Diante das diversas dúvidas quando você está escolhendo o revestimento, é preciso levar em consideração alguns princípios como pontos de partida para que você faça uma ótima opção.

  • Antes de mais nada, pense que os diferentes espaços e ambientes do seu lar refletem usos e necessidades diferenciados. Esse é o primeiro aspecto a ser avaliado para não errar na escolha;
  • Os arquitetos, decoradores e designers costumam apontar que um bom caminho é partir de um quesito prioritário, que vai guiar a pesquisa e decisão. Em geral, resistência, custo, praticidade e estética são os principais fatores. É importante pensar no quanto cada um deles é crucial para o seu ambiente;
  • Nesse sentido, separar a casa em áreas, dividindo entre ambientes íntimos e sociais, é essencial.

  • Pisos e revestimentos ajudam a definir o resultado estético do projeto. Aproveite as inúmeras cores, formatos e texturas à sua disposição, para ter espaços cheios de estilo e vida. A escolha do revestimento pode despertar diversas sensações, como aconchego, amplitude e conforto que podem transformar os ambientes da sua casa.

  • Outra dica de ouro: o clima da região onde você vive é determinante para a escolha dos revestimentos. Locais quentes pedem sensações refrescantes, enquanto áreas frias precisam de opções mais aconchegantes.
  • Em espaços conjugados, use o mesmo tipo de revestimento, mantendo uniformidade. Nas cozinhas e salas de estar integradas, por exemplo, use uma opção que combine com os dois ambientes.

Referências que poupam trabalho

Seguindo na trilha de encontrar os estilos de revestimentos certos para o seu lar, ter em mente alguns efeitos torna tudo mais simples e prático.

Efeito amadeirado:

Os revestimentos que trazem referência à madeira são aqueles clássicos que nunca saem de moda. É garantia de aconchego, elegância e conforto térmico.

Efeito pedra:

Aqui falamos sobre designs muito similares aos de pedras refinadas, como Calacatta, por exemplo. As pedras ganham espaço nos mais diversos ambientes, como lavanderias e cozinhas.

Efeito ladrilhos:

Os padrões ladrilho dão um ar mais artesanal aos ambientes e trazem uma ampla variedade de cores e modelos. Esse estilo traz um aspecto criativo e dinâmico ao ambiente.

O efeito que você quiser!

Seja qual for o efeito do seu ambiente, o estilo da sua obra ou a funcionalidade do espaço, você pode contar com a FORMICA®! Nossos revestimentos atendem aos efeitos com muita resistência, durabilidade e versatilidade, unindo a solução estética e técnica ao resultado que você procura.

E que tal algumas dicas específicas?

E já que a ideia é te ajudar a acertar em cheio no revestimento ideal para a sua casa, separamos algumas dicas para aplicar em ambientes específicos. Seguindo as sugestões, você vai ser assertivo no resultado.

Cozinhas e banheiros

  • Nas chamadas áreas molhadas, prefira opções antiderrapantes, evitando escorregões e acidentes. Os materiais resistentes à umidade e ao vapor também são mais indicados.
  • Facilidade na limpeza é outro assunto importante. Nesse sentido, é interessante escolher revestimentos do tipo não rugoso, evitando acúmulo de resíduos e gordura.
  • Siga o estilo da decoração dos ambientes. Se eles forem alegres e descontraídos, as cores mais vibrantes vão cair bem. No caso das decorações mais clássicas, cores neutras funcionam melhor.
  • Nos banheiros, vale a pena escolher um revestimento só para o piso e a parede. Assim, é possível notar um interessante efeito de continuidade.

Ambientes sociais e íntimos

  • Quando falamos em livings, áreas de estar e quartos, a busca por conforto e elegância é frequente.
  • Nas áreas íntimas, a ideia é garantir, inclusive, aconchego térmico. Os tons amadeirados são excelentes para os espaços íntimos, como os quartos.
  • Nos espaços sociais vale a pena investir em padrões que tragam um aspecto mais nobre. Pense que livings, varandas gourmet e salas de estar e jantar são vitrines e portas de entrada da casa. Eles merecem uma atenção especial para efeitos decorativos e estéticos, inclusive no quesito revestimentos. Nessas áreas, revestimentos nos estilos madeira e pedra estão entre as ótimas pedidas, mas você também pode optar por estilos mais urbanos.

Áreas externas:

  • Neste caso, poderá partir de alguns princípios básicos. Pense no uso que pretende para o espaço, a presença ou não de cobertura e o fato de ser aberto ou fechado.
  • Se o ambiente for aberto e sem cobertura, é imprescindível levar em consideração os fatores climáticos, como exposição à chuva.
  • A manutenção simples é outro quesito a considerar.
  • Nas piscinas, varandas e garagens fechadas, é importante ter um acabamento antiderrapante.
  • Para as churrasqueiras, padrões pedra podem ser perfeitos. Não se esqueça de escolher acabamentos que tragam facilidade na hora da limpeza.

Agora que você já conferiu nossas dicas super valiosas para escolher o revestimento ideal para a sua casa, é hora de navegar pelo site da FORMICA® e conferir as cores e designs que temos à sua disposição. Lá, você vai descobrir que todos os benefícios que você procura estão em nossos revestimentos, independentemente do tipo de ambiente.

Não se preocupe com: limpeza, porosidade, durabilidade, resistência a riscos, calor, umidade, abrasão ou exposição. Nossos revestimentos são testados e certificados para oferecer excelência.

Seja para áreas internas ou externas; secas, úmidas ou molhadas; pisos, paredes, fachadas ou móveis; com alto ou baixo tráfego. Para qualquer situação, em qualquer ambiente, de qualquer forma é FORMICA®.

Quer ficar por dentro das novidades?
Então cadastre-se e não perca mais nenhum conteúdo sobre os mercados da movelaria e construção civil – receba tudo de maneira fácil em seu e-mail.
Você é?
Acompanhe nossas redes sociais!

FORMICA®

FORMICA® Todos os direitos reservados • 2019
Bee Creative
X