A História

George Westinghouse, um visionário engenheiro americano, tinha a intenção de fabricar seu isolante elétrico – o Micarta. Para pôr a ideia em prática, ele adquiriu uma patente suíça para colar papel e mica com resina de goma laca.

Daniel O’Conor e Herbert Faber – engenheiro e empresário, respectivamente – começaram a desenvolver um substituto para a mica: o papel Kraft, impregnado de resina fenólica e submetido a altas temperaturas. Surgia o laminado, registrado com a marca FORMICA® (em inglês, substitute “for mica”).

Além dos isolantes elétricos, a FORMICA® alcançou as indústrias automotiva, eletrônica e moveleira. Também foi criado o laminado decorativo, que podia ser reproduzido em qualquer cor desejada.

As resinas passaram a ser à base de melamina-formaldeído – agregando mais resistência, durabilidade e atratividade ao laminado. Nessa época, foi lançado o novo logo da FORMICA®. O traço superior da letra F abriga e protege as demais letras.

Enquanto a FORMICA® fazia sucesso ao redor do mundo, no Brasil era fundada a Plásticos do Brasil Ltda. Entre os diversos produtos, a empresa fabricava resinas sintéticas – e passou a distribuir os laminados FORMICA®. Na primeira atualização do logo, o F já começava a tomar sua forma tradicional – porém com finas linhas que representavam o laminado.

Na década de 1960, o logotipo passou por uma renovação – que deixou o F mais estável, assim como a própria FORMICA® se tornava com o passar dos anos.

A Plásticos do Brasil lançava a marca fantasia Formiline – que cresceria de forma incrível nos anos seguintes. Na década de 80, o logo da FORMICA® ganhou uma cor vermelha sólida. Isso trouxe melhor legibilidade para a marca.

A marca FORMICA® passa a ser propriedade da Formiline para toda a América do Sul, exceto Colômbia e Venezuela.

O logo como conhecemos hoje consiste no retângulo vermelho (o FORMICA® Redbox), desenvolvido para ser uma marca forte e com boa aplicabilidade.

HOJE

Após mais de um século de tradição mundial, a FORMICA® segue crescendo cada vez mais – atuando amplamente nos mercados de movelaria e construção civil.

Certificações

Responsabilidade ambiental

A FORMICA® possui a certificação FSC-C111980®, que garante que os laminados são produzidos com matérias-primas provenientes de florestas manejadas com responsabilidade e fontes controladas.

ISO 9001

Essa certificação estabelece normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão.

FORMICA® Todos os direitos reservados • 2019
Bee Creative
X